Governador Germano Rigotto recepciona no Palácio Piratini Embaixadores de Países Árabes

Governador Germano Rigotto em audiência com o Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes (Argélia, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Líbia, Kuwait, Marrocos, Síria, Tunísia, Sudão e Palestina).

Governador Germano Rigotto em audiência com o Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes (Argélia, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Líbia, Kuwait, Marrocos, Síria, Tunísia, Sudão e Palestina).

 

PORTO ALEGRE [ ABN NEWS ] — O governador Germano Rigotto recebeu, hoje (29) à noite, em seu gabinete e depois em jantar no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini, os embaixadores dos países árabes que estão no Rio Grande do Sul para participar do 6° Encontro de Embaixadores, promovido pela Federasul e Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais. Recepcionando os diplomatas em companhia do secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, do chefe da Casa Militar, coronel Paulo Roberto Osório, e do presidente da Federasul, Paulo Afonso Feijó, Rigotto disse que, de janeiro a agosto deste ano, os negócios do Rio Grande do Sul com o conjunto de países árabes representaram US$ 308 milhões de exportações gaúchas e US$ 400 milhões em importações. “Considerando as potencialidades de nossos mercados, estou certo de que este encontro e os que se sucederão servirão para ampliar nossa pauta de negócios com recíproco proveito”, afirmou.

Integram a delegação os Embaixadores da Palestina, Musa Odeh; da Jordânia, Faris Mufti; da Tunísia, Hassine Bouzid; da Síria, Chahin Farah; da Argélia, Lahcene Moussaoui; do Líbano, Fouad El-Khoury; do Marrocos, Ali Achour; dos Emirados Árabes Unidos, Yousuf Al-Usaimi; do Sudão, Rahamtalla Osman; o diplomata encarregado de Negócios da Embaixada da Líbia, Mohamed Elkhoja; o encarregado de Negócios da Embaixada do Kuwait, Nizar Al-Baghli; o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Paulo Atallah; e o assessor do presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Ely Dawly.

Investimentos

Ao saudá-los, Rigotto disse também que o Rio Grande do Sul está aberto a investimentos diretos, com a clara consciência, por parte do Governo do Estado, de que o comércio é uma via de duas mãos. “Queremos que essas duas mãos se encontrem com assiduidade, se saúdem mutuamente e operem juntas para o bem de nossos povos”, acrescentou. O governador observou que o Rio Grande do Sul, por sua posição geográfica, pela gastronomia típica, pela beleza, pela variedade de sua paisagem e, principalmente, pela especificidade de sua cultura – com todas as suas tradições -, constitui-se em imperdível destino turístico. Paulo Afonso Feijó acrescentou que a entidade representa 217 associações de comércio, serviços e tecnologia no Rio Grande do Sul. Feijó espera que os embaixadores árabes conheçam o potencial de 40 mil empresas.

O governador enfatizou que interesses comerciais comuns, intercâmbio cultural, diálogo e tolerância são instrumentos da paz que persiste como anseio humano. “Assim como nosso país sempre se colocou como artífice das soluções pacíficas, assim também no Rio Grande do Sul fazemos a experiência histórica do sereno e fraterno convívio das mais variadas etnias”, afirmou. O governador agradeceu a visita dos embaixadores dos países árabes no Estado e disse que “espera que o proveito desta missão seja o melhor possível”. Rigotto confirmou sua presença na abertura do 6° Encontro de Embaixadores na sede da Federasul.

Encontro

O Encontro dos Embaixadores terá início às 8h45min de amanhã (30), na sede da Federasul, com pronunciamentos do governador, do presidente da entidade, Paulo Afonso Feijó, e do embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes, Musa Odeh. A seguir, o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Paulo Atallah, avaliará as relações comerciais do Brasil com os países árabes e, logo após, será aberto espaço para que os interessados apresentem aos embaixadores questões sobre relações de negócios. Ao meio-dia, a Federasul recepciona os diplomatas com almoço, na Sala Fábio Araújo Santos, do Palácio do Comércio. À tarde, a delegação viaja a Caxias do Sul, onde visita a empresa Marcopolo. Depois, retorna a Porto Alegre, para o jantar que será oferecido pela Sociedade Árabe-Palestina, no restaurante Montana Grill.

DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY

Edited by Jose H Oliveira Jr

 


Kuwait, Kuaite, Koweit, Covaite, Cuvaite, Quaite, Couaite