BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — As instituições culturais da cidade da mineira de Mariana (Minas Gerais): Aldrava Letras e Artes e a Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, em parceria com as entidades portuguesas Academia de Letras e Artes (ALA-Portugal), Academia Internacional de Heráldica de Portugal, Academia Portuguesa de Ex-Líbris e Harmonia Universal e o Ateneo Científico, Literário y Artístico de Madrid, promoverão a “Semana de Arte Aldravista na Espanha e em Portugal”, no período de 23 a 27 de abril de 2014.
Escritores e poetas do Movimento Aldravista de Mariana participarão de conferências, debates e saraus sobre a nova forma de poesia e edição bilíngue (Português e Espanhol) de O Livro II das Aldravias. O evento terá o objetivo de lançar, divulgar e promover a nova forma de poesia criada pelo grupo de poetas mineiros – a Aldravia, através de “O Livro II das Aldravias”, dessa vez incluindo a Espanha.
A antologia reúne 66 autores representantes de diversas regiões brasileiras, também de Portugal, França e Espanha. A nova poesia criada pelo grupo de escritores mineiros toma o Brasil e se expande para o exterior. Aldravias lançadas em dezembro de 2010, pelos poetas fundadores do Movimento Aldravista, marcaram o início de uma nova fase na Poesia Brasileira, pois a síntese deixa de ser uma implicação casual e se torna gênero, com forma, nome e identidade.
Segundo Andreia Donadon Leal, que defendeu a dissertação de Mestrado intitulada: Aldravismo: Movimento Literário Mineiro do século XXI, a Semana de Arte Aldravista na Espanha e em Portugal contribuirá para a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras.
De acordo com a escritora, “a rapidez com que essa poesia contagiante se expande justifica o investimento artístico-cultural iniciado em novembro de 2000 em Mariana, pela Aldrava Letras e Artes, que dez anos depois inaugurou uma nova Voz Nacional da Poesia. A adesão maciça à produção de Aldravias (escritores brasileiros, portugueses, franceses, espanhóis e japoneses) demonstra reconhecimento ao movimento literário dos poetas da cidade mineira de Mariana, colocando-o na História da Literatura como um movimento inovador, criativo e altamente relevante para a demarcação de lugar definitivo da Literatura Brasileira no cenário Literário Universal”.
Poetas Participantes da 2ª Semana de arte aldravista) confirmados são: Amélia Luz, Andreia Donadon Leal, Anicio Chaves, Arturo Amez, Begoña Montes, Bertha Díaz Olmos, Carmen Escohotado, Catia Lemos, Cecy Campos, Celeste Cortez, Édison Pereira de Almeida, Else Dorotéa Lopes, Gabriel Bicalho, Gilberto Madeira, J.B.Donadon-Leal, José Luiz F. de S. Júnior, Maria Goretti de F. Oliveira, Miriam Blonski, Nilze Monteiro, Suzana Peixoto, Vilma Cunha Duarte, Vítor Escudero, Wilma Maria Quintiliano.
Entendao que é Aldravismo
Aldravismo vem de aldrava, termo que designa o utensílio com o qual se bate nas portas para que estas sejam abertas. Assim, o Aldravismo pode ser caracterizado pela arte que chama atenção, que insiste, que abre portas para as interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu. (Donadon-Leal. In: Quem Somos).
Surgido no ano de 2000, na cidade de Mariana, Minas Gerais, o Aldravismo explicita a proposta de poetas que se reuniram para experimentar uma forma de provocar significação sem impor a vontade do autor, nem desconsiderar a vontade do leitor, abrindo uma possibilidade de produção de algo que pudesse ser complementado pelo leitor, no processo de significação (Donadon-Leal, 2002). Nascia a proposta de “literatura metonímica”, em que o produtor apresenta um indício, uma parcela da coisa representada e o leitor/espectador é livre para compor seu complemento de significação.
No que se refere ao desvendamento da Região dos Inconfidentes em Minas Gerais, esta constitui cenário importante na vida literária brasileira. A produção árcade dos inconfidentes marca um aspecto importante da produção artística: a liberdade como “expressão” e como “conteúdo”. Atualmente, em Mariana, além do artesanato, que reproduz lembranças da arte barroca, há um movimento que busca produzir, reconhecer e divulgar a produção artística contemporânea desta região – o Aldravismo.
Agenda
2ª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista
Acontecerá de 23 a 27 de abril, em Lisboa e Cascais, a 2ª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista. Poetas das três nações se encontrarão para o lançamento do Livro II das Aldravias e para debaterem sobre os rumos da poesia.
2ª Semana Iberoamericana de Arte Aldravista
Para o lançamento do Livro II das Aldravias, poetas aldravianistas estarão em em Madri no dia 27 de abril de 2014, às 19 horas, no Ateneo de Madri. Os criadores dessa nova forma de poesia (aldravia) e organizadores do livro – Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal – falarão sobre essa forma sintética de poesia. Os autores presentes apresentarão suas aldravias.
Serviço:
Sonho V
Imagens são sonhos afetos
colam nas telas
nas fotografias
e lembram alguma coisa
de esculturação natural
imagens são sonhos afetos
a beijar uma superfície
Obras de arte
Andreia Donadon Leal – Deia Leal
Memórias da 1ª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista em 2013
90 ANOS DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS
SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY
1924/2014: ABN NEWS 90 Anos Noticiando no Brasil e no Mundo
Você precisa fazer login para comentar.