ONU condena manipulação de alimentos distribuídos na Síria com etiquetas falsas do Estado Islâmico

O Programa Mundial de Alimentos tenta verificar a autenticidade das fotografias, onde elas foram tomadas e as circunstâncias do incidente.

 

Criança na Síria

Uma criança carrega um saco de alimentos distribuído pelo PMA na Síria

 

NEW YORK [ ABN NEWS ] — Fotos circulando nas redes sociais que mostram caixas de alimentos do Programa Mundial de Alimentação (PMA) da ONU com etiquetas do grupo ‘Estado Islâmico do Iraque e do Levante’ (ISIL) levaram a agência a declarar sua extrema preocupação com este fato na quarta-feira (4).

O PMA tenta verificar a autenticidade das fotografias, onde elas foram tomadas e as circunstâncias em torno deste incidente. A agência condenou ainda esta manipulação de uma ajuda de alimentos tão necessária na Síria.

Ao que parece, as fotos foram feitas em Dayr Hafr, em uma região rural no leste da província de Alepo. A última vez que o Programa entregou alimentos nesta região foi em 5 de agosto de 2014.

Em setembro, o ISIL saqueou o depósito de um dos parceiros da agência, o Crescente Vermelho da Síria Árabe, que armazenava rações de comida do PMA. A agência da ONU advertiu que todas as áreas controladas pelo ISIL são pontos de conflito, que limita gravemente a habilidade de monitorar a distribuição de alimentos.

O PMA opera na Síria desde o começo da crise sem interrupções, distribuindo assistência para mais de 4 milhões de pessoas todos os meses. O coordenador regional de emergência para a Síria, Muhannad Hadi, instou “todas as partes do conflito a respeitar os princípios humanitários e permitir os trabalhadores humanitários, incluindo seus parceiros, a distribuir alimentos para os mais vulneráveis e as famílias com fome”.

 


 

 

DESDE 1924: ABN NEWS 90 ANOS

90 ANOS DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY