PORTO ALEGRE [ ABN NEWS ] — O governador Tarso Genro recebeu nesta quinta-feira (16), no Palácio Piratini, membros do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. A visita oficial da comitiva ao Estado, que se encerra nesta sexta-feira, busca possibilidades de parcerias, investimentos e negócios entre seus países e o RS.
“As relações do Brasil com os países árabes são de cooperação, fraternidade, solidariedade e fundadas na ideia de justiça. Estes membros que aqui estão hoje representam com dignidade e transparência suas nações”, afirmou Tarso, ressaltando o apreço dos gaúchos pela comunidade árabe.
O decano (membro mais antigo) do Conselho, e embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, agradeceu o apoio do Governo do Estado durante o Fórum Palestina Livre. “Além da visita oficial, viemos agradecer a solidariedade do RS”. O diplomata disse que espera fortalecer ainda mais as relações bilaterais. “Acreditamos que a integração Sul-Sul é a palavra de ordem. Apostamos nessa relação e estamos seguros que teremos resultados frutíferos”.
Antes do encontro com o governador, a comitiva participou do seminário “Como fazer negócios com países árabes?”, na Fiergs. O evento teve o objetivo de apresentar o Rio Grande do Sul e suas oportunidades aos embaixadores árabes, e também as possibilidades de negócios a mais de 60 empresários gaúchos.
Segundo o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Estado, Tarson Nuñez, o encontro aprofundou laços econômicos e políticos. “O seminário foi muito produtivo. Já existe um fluxo bastante intenso entre o RS e países árabes, com nossa importação de petróleo, e exportação, sobretudo, de trigo e soja. Essa é uma oportunidade muito grande, e mostra que o interesse internacional pelo Estado é crescente, de múltiplos aspectos, e vindo dos mais variados países do mundo”, afirmou.
Exportação
O Rio Grande do Sul está em quarto lugar no ranking de Estados exportadores do Brasil aos países árabes, com uma soma de US$ 327 milhões em vendas à região de janeiro a março deste ano. Em 2012, foram US$ 1,3 bilhão, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Integraram a comitiva do Conselho, os embaixadores da Palestina, Sudão, Iraque, Mauritânia, Kuaite, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita, Catar, Egito, Líbano, Marrocos, Jordânia e Tunísia.
DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS
SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY
Kuwait, Kuaite, Koweit, Covaite, Cuvaite, Quaite, Couaite