Poços de Caldas: Corso é relembrado por Concurso de Carros Antigos Decorados

Carro Antigo Decorado Poços de Caldas, Carnaval 2013

POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] – A novidade do Carnaval de Poços de Caldas em 2013 foi o Concurso de Carros Antigos Decorados, que animou a Avenida Francisco Salles na noite de segunda-feira. Desfilaram pela Passarela do Samba, 17 carros enfeitados que trouxeram de volta a lembrança dos antigos corsos carnavalescos.

Além da decoração do veículo, o corpo de jurados avaliou também a fantasia dos ocupantes e a originalidade do conjunto carnavalesco. Não faltou animação para os participantes, que abusaram da criatividade e fizeram a alegria da criançada com o Ogromóvel e toda a família Shrek, o chevette Hot Wheels e o fusquinha Herbie.

Já para os amantes de carros antigos, o destaque ficou por conta do Ford ano 1929, ricamente caracterizado, de Demis Tarcísio Castilho, que ficou com a segunda colocação no concurso. Já o Caminhão Chevrolet de Rodrigo Avelino Escobar arrancou risos da plateia com a apresentação da Serraria 3 Palitos e conquistou a terceira colocação junto aos jurados.

A campeã do primeiro Concurso de Carros Antigos Decorados foi Mirian Miglioranzi Volpe, com seu popular Fiat 147, ano 1986, acompanhado por uma animada turma de melindrosas e fantasiados. Para a apresentação, foi exigida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e documentação regular do veículo.

O corso

Corso é o nome que os passeios das sociedades carnavalescas do século XIX adquiriram no início do século XX, no Rio de Janeiro, após uma tentativa de se reproduzir no Brasil as batalhas das flores (ou das rosas), características dos carnavais mais sofisticados da virada do século, como, por exemplo, o da cidade de Paris e de Nice.

A brincadeira consistia no desfile de carruagens enfeitadas – e, posteriormente, de automóveis sem capota – repletos de foliões que percorriam o eixo Avenida Central-Avenida Beira-Mar. Ao se cruzarem, os ocupantes dos veículos, geralmente grupos fantasiados, lançavam uns nos outros, confetes e serpentinas.

Serviço:

Fonte: www.autoclassic.com.br